Algo que você deveria sempre manter,

e esta é a única obrigação,

é ser feliz.

Osho

terça-feira, 23 de março de 2010

Nascimento e Renascimento



No budismo, não usamos realmente a palavra "reencarnação". Dizemos "renascimento". Mas mesmo renascimento é problemático.
Segundo os ensinamentos do Buda, o "nascimento" não existe.
O nascimento geralmente significa que nos tornamos algo a partir do nada, e a morte geralmente quer dizer que nos tornamos nada a partir de alguma coisa. Mas, se observarmos as coisas que nos cercam, descobriremos que nada surge do nada.
Antes de seu chamado nascimento, a flor já existia sob outras formas - nuvens, a luz do sol, sementes, o solo e muitos outros elementos.
Em vez de nascimento e renascimento, é mais preciso dizermos "manifestação" (vijñapti) e "remanifestação".
O chamado dia de nascimento da flor é realmente o dia de sua remanifestação. Ela já estava presente sob outras formas, e agora fez um esforço para se remanifestar.
A manifestação significa que seus componentes sempre estiveram presentes sob alguma forma, e agora, como as condições são suficientes, ela é capaz de se manifestar como flor.
Quando as coisas se manifestam, geralmente dizemos que elas nascem, mas na verdade não é isso o que acontece.
Quando as condições deixam de ser suficientes e a flor deixa de se manifestar, dizemos que a flor morreu, mas isso também não é correto. Seus componentes meramente se transformaram em outros elementos, como o adubo composto e o solo.
Temos de transcender noções como nascimento, morte, ser e não-ser. A realidade é livre de todas as noções.
Thich Nhat Hanh em "Vivendo Buda, vivendo Cristo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário