Algo que você deveria sempre manter,

e esta é a única obrigação,

é ser feliz.

Osho

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Escolhas de uma vida


Foto de Selma Brandespim - cada portal atravessado te leva a um caminho...

No meio do caminho da escola chamada vida nós percebemos que somos a soma das nossas decisões.
Somos o que se escolhe ser e o destino pouco tem a ver com isso.
Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos bordando a teia que se estipulou chamar "minha vida".
Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser dentista, se está abrindo mão de ser engenheiro. Ao optar pela vida de médico, será quase impossível conciliar com a vida de ator de teatro. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, vivendo encontros e desencontros... Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas experenciando amores e deixando-os ir embora quando o romance termina, ou casar, e através do casamento optar então por outras escolhas... é como fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e outras responsabilidades.
As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...
Escolha: viajar pelo mundo afora ou fincar o pé em um único lugar estável? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.
Quem dera pudesse ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casado de segunda a sexta e solteiro nos finais de semana, ter filhos quando se está com vontade de curti-los  e não tê-los quando se está cansado... Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, conversar com os outros, experimentar várias tribos, prestar atenção ao que acontece à sua volta e eliminar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é e tem que nos levar à busca da felicidade.
 Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminhos: Ninguém é o mesmo para sempre, a busca sempre continua...
Mas que essas mudanças de caminho venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho que já foi percorrido. A estrada é longa e o tempo é muito curto. Não deixe de fazer as coisas que queira, mas faça com responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências das suas ações.
Lembre-se: as escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua... individual... ninguém pode escolher pelo outro, por mais tentador que possa ser, cada um escolhe como quer viver, por mais dolorido e estranho que possa parecer aos olhos das pessoas de convívio em comum.
Faça a sua escolha, tente, reinvente, mude... escolha novamente de maneira diferente. Ouse escolher de outra maneira se como está não está tão bom, saia do comum. arrisque, mude de porta, mude de entrada...
Você pode se surpreender com o resultado ao escolher diferente...
E cuidado com o que pede... pode dar certo e finalmente você pode conhecer mais de perto a tal felicidade!

Um comentário:

  1. Al, que belo e verdadeiro esse texto! A vida é bem assim... O que importa no final é estar aberto para o aprendizado que cada experiência nos traz!
    Muita Luz a todos!
    Bjs, Renata Canal

    ResponderExcluir