Algo que você deveria sempre manter,

e esta é a única obrigação,

é ser feliz.

Osho

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Defesas

Foto de Selma Brandespim

Quem sente medo constrói defesas e ataca.
Mas do que tanto nos defendemos ??
Uma crença ? Um status ? Um corpo de pó e água ? Um império material ?Uma lata velha ?
Diz o conto, que um rapaz se isolou numa ilha para ermitar, e meditar com a intenção de se desprender da matéria e retornar sua mente a Deus.
Abandonou um bom emprego, um bom salário, uma boa casa, bons restaurantes, bons passeios boas roupas, tudo. Foi para uma ilha deserta, e lá, levantava cedo todos os dias para orar com o nascer do sol, e a tarde ia para o outro lado da ilha , uma pequena ilha para ver o sol se por, em oração e meditação contemplativa.
Vez por outra vinha à cidade. Sempre que o fazia me visitava.
E, eu lhe perguntava: como vai a ilha, e como vai você, e como vai o seu propósito ?
E ele sempre me respondia com amor e paz que tudo ia de acordo com o propósito de reencontrar a paz e Deus em seu coração.
Se passaram alguns anos, e sempre que vinha a cidade me visitava.
Um dia quando lhe fiz as mesmas perguntas de sempre respondeu:
A ilha já não está boa. Freqüentemente é invadida a noite por pescadores que desembarcam e se eu estiver dormindo mexem em minhas coisas, e outra noite destas roubaram minha lata onde faço meu café. Estou perdendo minha paz com isto.
E, eu lhe disse: Caro amigo. Você está há tanto tempo nesta ilha para se desprender das correntes da matéria e dos conflitos do mundo. Abandonou o mundo e todas as oportunidades que o mundo lhe oferecera. E agora, me diz que está preso a uma lata velha onde esquenta seu café...
-Mas é a lata onde esquento o café, será que não percebe ?
-Sim, sua mente perdeu a paz por causa da lata velha. Agora criou defesas e ataques para defender a lata velha.
Assim, armamos defesas alarmes e bombas atômicas para defender propriedades físicas que obtemos neste mundo e esquecemos que são montes de pó, e que ao pó retornarão. Investimos tempo, intelecto, dinheiro resultante de nossas atividades para defender o pó. Mas recusamos em investir qualquer coisa para alcançar o Céu. Mas queremos o Céu.
Queremos o Céu na terra. Queremos as bênçãos do Céu para mantermos nosso poder dominante sobre a terra. Não nos damos conta de que são incompatíveis.
Mantemos a prestação da tv a cabo, da internet, do clube social, do plano de saúde, das prestações no shopping, tudo em dia, e pagamos um terço do valor sobre tudo oque compramos à titulo de impostos para manter o estado que nos dará segurança e estabilidade social.
E rejeitamos o Espírito. Fazemos planos para resolver coisas do passado no futuro, e para fazer no futuro o que não fizemos no passado.
E rejeitamos estar no presente.
Defendemos planos futuros, e teorias e crenças passadas.
E rejeitamos o presente novamente.
Planos são defesas. Se me defendo sou atacado.
Até quando???
Só depende de você...


Nenhum comentário:

Postar um comentário